
Alamanda
Planta pertencente à Família Apocynaceae do Gênero Allamanda, muito utlizada no paisagismo por apresentar flores vistosas e de cor amarela, chama a atenção entre as folhas. Pode ter altura até 3.5 metros é uma planta nativa do Brasil de clima Equatorial, Subtropical e Tropical, planta que tolera sol pleno é ótima para canteiros.
-
Família: Apocynaceae
-
Nome Científico: Allamanda cathartica
-
Nomes Populares: Alamanda, Alamanda-amarela, Carolina, Dedal-de-dama
-
Origem: América do Sul, Brasil
-
Ciclo de Vida: Perene
A alamanda apresenta vistosas flores amarelo-ouro, praticamente o ano inteiro, com formato de sino, suas pétalas são recortadas e arredondadas. Se for plantada na sombra não irá florescer. A folhagem é bastante ornamental, lisa, brilhantes e de coloração verde-médio. O seu caule possui ramos longos, flexíveis, lenhosos e semi-lenhosos. É considerada planta tóxica. É perfeita para cobrir pérgolas, muros e caramanchões, mas deve ser tutorada inicialmente. Seu crescimento é moderado e adapta-se a todos os estados brasileiros, mas prefere o calor.
Uso paisagístico: espécie muito utilizada na jardinagem a pleno sol, como planta pendente, no coroamento de muros e taludes, ou revestindo grades, cercas e portais, conduzida com amarrilhos; ainda empregada como forração em canteiros amplos.