Algumas Dicas para se ter um belo jardim.
Todo jardim necessita de manunteção e cuidados básicos.

Iluminação
Toda planta precisa de luz, as plantas de sol pleno necessitam de aproximadamente 6 horas de sol direto. Alguns detalhes ajudam para que a planta tenha mais iluminação, pintar a parede próxima a elas de branco, cristais brancos também dão mais iluminação a planta.

Irrigação
A melhor opção para regar plantas em vasos é durante a manhã, por imersão ou capilaridade, colocar o vaso dentro de um recipiente maior com água e deixá-lo por uns dois minutos aproximadamente. As plantas com flores devem ser molhadas todos os dias no calor e no frio quando a ter estiver seca,não regar com mangueira. Arvores e arbustos podem ser molhados em duas alternados no calor e no frio de uma a duas vezes na semana.

Poda
A primeira poda precisa ser feita a qualquer momento durante o ano e nada mais é do que retirar folhas secas e pontos que não estão se desenvolvendo. Isso vale para as flores: quando elas murcham ou morrem, devem ser imediatamente removidas. "Esse procedimento impede que a planta fique fraca. Já a poda de formação e fortificação deve ser feita sempre depois das floradas, de preferência no outono, que é a estação do descanso das plantas. Nessa época, a poda, além de não prejudicar o crescimento, ajuda a desenvolver o tronco principal. Não hesite em cortar os novos brotos."

Adubação Orgânica
Adubos obtidos por meio de matéria de origem vegetal ou animal, como esterco, farinhas (de osso/ torta de algodão), bagaços, cascas e restos de vegetais, decompostos ou ainda em estágio de decomposição. Esses materiais sofrem decomposição e podem ser produzidos pelo homem.

Orquídeas

Dicas
Prefira os vasos de barro aos de plástico. Os primeiros têm mais porosidade e drenam melhor a água.
Se a base da orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.
Para acomodá-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos – esta é a frente da orquídea. A parte posterior deve ser encostada em um dos lados do vaso para firmar o desenvolvimento do exemplar.
Para a troca de vaso, acrescente chips de fibra de coco.
Quando descartar uma folha, passe canela em pó no local do corte. O ingrediente é um cicatrizante natural.
Manchas na folhagem podem ser amenizadas com fumo de corda. Ferva o fumo em água por uma hora até que vire uma solução concentrada, que deve ser diluída em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.
Cochonilhas e pulgões podem ser eliminados das folhas com sabão de coco. Use uma escova para esfregar as folhas.
Repare na coloração da folhagem. Se estiver escura, mude a orquídea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir
"Dicas dos principais e mais comuns indícios da falta de Macro e Micro nurientes
. Falta de nitrogênio (N): As folhas novas não se desenvolvem bem; as mais velhas ficam amareladas; folhas esbranquiçadas e sem um crescimento saudável.
. Falta de fósforo(P): O crescimento é bastante lento, a floração é insignificante.
. Falta de potássio(K): As bordas das folhas adultas ficam queimadas; florescimento escasso e fraco, baixa produção de frutos
. Falta de enxofre (S): As folhas mais novas ficam amareladas.
. Falta de ferro e manganês( Fe Mn): As bordas das folhas mais velhas ficam amareladas; amarelamento das nervuras das folhas (Fe).
. Falta de zinco (Zn): Os entrenós do caule ficam mais curtos que o normal".