Que tal cultivar uma planta que purificar o ar, ou melhor, várias plantas?
- oguiadosmochileiros
- 9 de jul. de 2015
- 3 min de leitura
Talvez o lugar das plantas não seja apenas do lado de fora da casa, no quintal, jardim ou canteiros. Tem um lado bom de trazer as plantas para o lado de dentro da casa, não só pela companhia silenciosa ou pela beleza em usá-las como decoração, todos nós sabemos que as plantas absorvem CO2 para sua alimentação e devolve para a atmosfera O2 (oxigênio), mas entre as plantas há aquelas que tem um maior poder em absorção e reposição de O2.
Entre essas plantas listamos as 5 que podem ser utilizadas na decoração de sua casa e como um up-grade irão purificar o ar de sua residência.
1-Espada de são Jorge

Planta de fácil cultivo, não muito exigente, é ideal para interiores de ambientes, pois não requer iluminação direta, sendo assim, é uma ótima planta para se pôr na sala e fazer parte da decoração do lar.
A espada de são Jorge, Converte dióxido de carbono em oxigênio durante a noite. Efetiva na purificação de benzeno, tricloroetileno, formaldeído, xileno e tolueno. São plantas de interiores não tóxicas para humanos, mas deve-se tomar cuidado caso haja animais de estimação na casa, pois estes podem desenvolver intoxicação.
2-Dama do Lago (jiboia)

A jibóia é uma planta bastante vistosa que tem a habilidade de se apoiar em diversos substratos. Muito comercializada em vasos sobre blocos de substrato, esta planta pode ser uma boa pedida para decorar interiores. Planta de fácil cultivo, não exige muita iluminação. Tem as folhas amarelas e verdes. São tóxicas para gatos e cães, devendo ser mantida em lugares altos neste caso. Gosta de bastante água e calor mas se adapta facilmente, mesmo em ambientes com ar condicionado. Remove xileno, formaldeído e benzeno do ar.
3-Hera (trepadeira)

É uma planta de textura semi-lenhosa com ramos longos e replantes, com raízes adventícias, que lhe doam a característica de trepadeira. É uma planta multifuncional. Sua beleza delicada e clássica a tornam ideal para compor com flores em floreiras ou cestas suspensas. Também é muito utilizada como forração sob copas de árvores, em canteiros, ou como revestimento. Além disso é um trepadeira interessante em diversos tipos de suporte, como treliças, e até mesmo árvores. Sua capacidade de fixação é ideal para forrar esculturas feitas de arame e outros substratos, dando forma, volume e textura às mesmas.
As diversas variedades estão amplamente disponíveis para se adaptar ao gosto de cada paisagista e jardineiro. Planta ótima na purificação, limpando elementos como benzeno, tricloroetileno, amônia, formaldeído, xileno e tolueno. Deve-se tomar cuidado ao plantar em vasos, pois as raízes são fortes e podem quebra-lo.
4-Lírio da Paz

Branca como a neve, a flor deste lírio é muito especial, pois simboliza a paz. Com o tempo e em ambientes mal iluminados ela pode se tornar esverdeada. Sua folhagem verde escura e brilhante é muito bonita. O lírio-da-paz é de crescimento rápido no verão, e tem um belo volume. Pode ser plantada em vasos decorando interiores ou em maciços e bordaduras protegidas por muros, árvores ou outras coberturas.
Purifica os mesmos elementos da hera mas funciona ainda melhor como decoração. Ficam verdes o ano todo e necessitam de pouca luz e água.
5-Clorofito (gravatinha ou paulistinha)

O clorofito é uma planta herbácea de pequeno porte, muito semelhante a uma grama. Suas folhas, dispostas em roseta, são longas, com cerca 30 cm de comprimento, recurvadas, macias, brilhantes e verdes na espécie típica. Planta de meia sombra ou sol pleno a gravatinha pode ser empregada tanto fora como dentro de casa.
Remove formaldeído, xileno e tolueno do ar. Cresce de forma esparsa, espalhando-se em torno do vaso. Tem seu crescimento favorecido em temperaturas entre 18 e 32°C, então se lembre de deixa-la fora de lugares com ar condicionado.
Comments